É frequente as pessoas se sentirem encantadas com as imagens de arte japonesa, o seu exotismo e a sua estética causam surpresa e admiração a quem as observa.
Decorar um espaço é muito mais que colocar objetos sem sentido em algum lugar do espaço.
Decorar é proporcionar conforto, bem estar e transmitir uma mensagem que informa a quem visita o que os donos do espaço são.
As imagens são o primeiro indicador do que é quem habita um espaço, uma imagem vazia de sentido sem conteúdo mostrará a quem chega o vazio das pessoas que o frequentam.
Pelo contrário, uma imagem com conteúdo e beleza estética mostra valores e anima o ambiente induzindo temas e conversas positivas.
Sabemos da importância que as imagens têm para a decoração dos seus espaços, na Goianarte oferecemos a possibilidade de decorar o seu espaço com imagens fantásticas como estas do Japão.
Na mitologia japonesa o Dragão controla a chuva e representa autoridade, luxúria, força absoluta, criatividade e agressividade.
O Tigre protege e controla os ventos e o outono.
Nesta imagem está representada a eterna luta entre estas duas divindades da cultura japonesa.
Dragões e tigres - pintura japonesa datada de 1895 - Para saber mais clique na imagem.
Os dragões na mitologia japonesa representam a sabedoria e são criaturas benevolentes que concedem desejos.
Por essa razão estão presentes em muitas atividades e locais no Japão.
No Japão imagens de dragões e tigres são muito utilizadas para decorar os espaços privados e públicos.
No Japão escrever é uma arte.
Tem especialistas em desenhar as letras, que ainda hoje são muito solicitados para as desenhar de forma artística e isso influenciou a Arte.
O fato de a escrita no Japão ser considerada como uma arte, teve evidente influencia no modo como a representação dos temas cedo foi sendo reduzida a algumas linhas.
Essa estética minimalista é muito apreciada ainda hoje e causa surpresa e encanto no Ocidente adicionando elegância e requinte aos ambientes.
Entre as obras de arte mais minimalistas onde as imagens são cridas por algumas linhas simples e, as representações mais realistas, temos este exemplo em que os gansos mais distantes são linhas simples e os mais próximos são realistas e pormenorizados.
A garça na chuva, pintada quase apenas a preto e branco, é de uma elegância surpreendente, fazendo as delicias dos adeptos de ambientes mais minimalistas.
Garça na chuva - pintura japonesa de 1928 - Para saber mais clique na imagem.
Tão apreciadas como estas imagens de linhas elegantes e minimalistas, são as imagens impressas pelo processo de criação de placas de madeira esculpida.
Neste pequeno filme podemos apreciar o modo de realizar essas gravuras, que fizeram sucesso no Japão do Sec. XVIII e causaram o encanto dos europeus do Sec. XIX. quando as conheceram.
A mais famosa dessas imagens talvez seja a grande Onda de Kanagawa datada de 1830, que tem sido copiada por todo o mundo, havendo muitas versões e cópias, mesmo em museus, que são aproximações do original que são cópias, ao serem observadas com mais cuidado pode-se ver que não correspondem ao original.
Na Goianarte, disponibilizamos uma reprodução que é feita a partir de um original, que exibe fielmente toda a sutileza de tons e nuances de cores.
A história desta imagem é muito interessante e merecerá um artigo exclusivo neste nosso site, contudo na loja tem as mais importantes imagens relacionadas com a famosa grande Grande Onda, que podem compor conjuntos interessantes para decoração.
Para saber mais clique nas imagens
A técnica de impressão com moldes de madeira fez tanto sucesso, que surgiram muitos artistas a produzir imagens com esse processo.
É possível na loja aceder a várias das mais notáveis imagens de arte japonesa, de que deixamos aqui alguns exemplos e que podem ser acedidas no menu coleções "Japão", ou clicando aqui. considerando que estamos constantemente disponibilizando mais imagens relativas a este tema.
Comments