No inicio do Sec. XIX os Norte americanos, tinham grande curiosidade e admiração pelo Brasil e, para que se soubesse mais sobre o Brasil, criaram em Filadélfia em 1822 um mapa que viria a ser um importante retrato do país pouco tempo antes da independência.
Um fantástico documento que resume a geografia, a história e dados estatísticos sobre população e produções do Brasil.
Neste raro e pouco conhecido mapa que pela primeira vez é disponibilizado para decoração exclusivamente pela Goianarte, podemos entender muito sobre o que era o Brasil dias antes da independência.
O mapa, propriamente dito, mostra com rigor as divisões administrativas, as principais localidades e apresenta as principais montanhas.
É curioso observar como mudaram algumas dessas referências desde então, algumas tomando protagonismo e outras perdendo predominância.
As informações descritivas, são muito curiosas e pelo seu conteúdo cativam a atenção de qualquer um que sente curiosidade em saber sobre o Brasil, seja por simples curiosidade ou até mesmo por razões de conhecimento histórico.
A informação das dimensões e situação geográfica, com descrição das fronteiras apesar de não ser muito extensa permite conhecer as dimensões do Brasil naquele momento imediatamente anterior à declaração de independência.
Sabemos que o Brasil se dividia em 12 Capitanias, que tinha 2,400,000 habitantes compostos por ⅙ de brancos de origem portuguesa, metade da população era de negros e mulatos e o restante de Índios.
Deixando claro que a população de origem europeia era significativamente minoritária, sendo que a maioria era de negros, sendo mesmo em maior número que a população de índios.
Podemos saber também que nas terras férteis do Brasil se produzia Açúcar, Algodão, Café, Tabaco e frutas diversas tropicais. é referido ainda, que eram produzidas madeiras de grande qualidade que serviam para construção civil e construção de barcos. São efusivas as referencias de que era muito importante a produção de ouro e diamantes, especialmente na capitania de Minas.
Tem no texto uma interessante descrição das principais cidades do território, constituição das suas populações, suas atividades, edificações, etc. Um conjunto de informações que nos permitem entender muito sobre o modo e condições de vida dessas populações das cidades.
Tem também informações sobre as vias de comunicação, o comércio a religião o governo e a história, terminando com o seguinte parágrafo:
“A absoluta e formal independência da Europa aparenta ser um evento que não está distante.”
Este fantástico documento histórico do Brasil momentos antes da sua independência, é um fantástico objeto de decoração, que pelo seu valor documental sempre causará admiração e interesse de quem visitar o local onde estiver.
A reprodução é de uma grande qualidade e permite observar com grande detalhe todos os pormenores.
Obviamente que o original possui marcas do tempo, afinal é um documento com 200 anos, e essas marcas são visíveis na reprodução, o que confere autenticidade e mantém o caráter da preciosa, rara e exclusiva imagem.
Uma imagem fantástica que agrega valor ao local onde estiver e que poderá ser sua na nossa loja, onde além desta poderá aceder a muitas imagens relativas à história do Brasil e muito mais.
veja clicando aqui.
Comments